![sistema vrf de ar-condicionado](https://www.climatoyou.com.br/wp-content/uploads/2020/12/sistema-vrf.jpg)
Sistema VRF de Ar-condicionado: o que é? Principais vantagens
3 minutos de leitura
O Sistema VRF de ar-condicionado vem ganhando cada vez mais a atenção de quem busca uma opção de climatização moderna, com bom desempenho energético e menor impacto ambiental.
Neste artigo, esclarecemos o que é o sistema VRF e suas principais vantagens. Confira:
Sistema VRF: o que é?
A sigla VRF vem do inglês “variable refrigerant flow” (fluxo de gás refrigerante).
O seu nome está intimamente relacionado a sua principal característica: um sistema de ar-condicionado que opera apenas com uma unidade de condensação externa (condensador) interligada com várias unidades internas.
A opção de climatização com o sistema VRF, permite a combinação de diferentes modelos de evaporadores, com alcance de até 64 equipamentos em um único sistema.
Além disso, o nome do sistema também tem relação com o fato de que ele é capaz de controlar a quantidade de gás refrigerante necessário que flui para cada evaporador (unidade interna).
Qual a diferença do Sistema VRF para o Multi Split?
O sistema de climatização VRF possui um compressor para cada evaporador. Assim, o sistema é capaz de manter a temperatura do ambiente em que se encontra mais estável, o que proporciona maior conforto aos usuários.
Já o Ar-condicionado Multi Split é um sistema de climatização que possui um único compressor para todos os evaporadores. Com isso, o sistema consegue manter a temperatura dos ambientes climatizados de forma mais uniforme, reduzindo as variações térmicas entre os ambientes e proporcionando maior conforto aos usuários.
Além disso, a capacidade do VRF de ligar mais evaporadoras (unidade interna) e o alcance para ligar aos equipamentos é maior. Justamente por isso é mais indicado para prédios, hospitais e lugares de médio a grande porte.
Já o Multi Split possui a capacidade de estar ligado em até 8 evaporadoras, e é mais recomendado para residências com mais de 2 ambientes ou até mesmo escritórios.
Como o sistema VRF funciona?
O princípio de funcionamento do sistema VRF é semelhante ao do modelo split. Porém, o ar-condicionado VRF possui dois diferenciais: ele conta com uma válvula de expansão para cada unidade evaporadora e placas eletrônicas mais sofisticadas.
Vantagens
Além disso, no sistema VRF você encontra diversos diferenciais, como:
- Tecnologia Inverter: aparelhos com essa tecnologia conseguem economizar até 60% de consumo de energia elétrica em relação aos modelos tradicionais;
- Oferecem conforto térmico consistente;
- Economia de espaço com condensadores;
- Baixa emissão de ruídos;
- Atendem longas distâncias;
- Controle de temperatura individual em cada unidade evaporadora;
- Possibilidade de instalar mais de 64 unidades internas em um único sistema;
- Instalação facilitada sem o uso de dutos e casas de máquina;
- Possibilidade de combinação de diferentes modelos (high wall, piso teto, duto, cassete);
- Sistema de refrigeração mais sustentável com o uso de fluido refrigerante ecológico;
- Entre outras.
Onde usar esse tipo de equipamento?
O modelo de ar-condicionado VRF é ideal para ambientes de médio e grande porte. As opções de aplicações são variadas, como:
- Hospitais;
- Residências amplas;
- Edifícios comerciais;
- Campus universitário;
- Hotéis;
- Entre outros.
Instalação e Manutenção do sistema VRF
Precisa de uma empresa profissional para seu projeto de climatização com o sistema VRF? A Clima To You conta com uma equipe altamente qualificada e especializada na instalação do sistema VRF e até mesmo no Plano de Manutenção. Converse com um de nossos especialistas e agende uma avaliação técnica.