
Ar-condicionado ou Climatizador? Qual a melhor opção?
6 minutos de leitura
Você certamente já realizou uma rápida pesquisa para saber qual é o indicado de acordo com a sua necessidade: ar-condicionado ou climatizador?
Esclarecemos neste post as principais características e as vantagens de cada aparelho.
Como o ar-condicionado funciona?
Os aparelhos funcionam com o princípio do ciclo Rankine. O ciclo Rankine é um processo de refrigeração que usa um fluido refrigerante que passa por quatro estágios distintos: evaporação, compressão, condensação e expansão.
O primeiro estágio é a evaporação do fluido refrigerante. O fluido é bombeado em um evaporador onde entra em contato com o ar a ser climatizado. Com o contato, ocorre a troca de calor entre o ar e o fluido refrigerante, fazendo com que este último se evapore.
O segundo estágio é a compressão do gás refrigerante. Após evaporar, o gás refrigerante é enviado para um compressor onde sofre uma alta pressão. Essa alta pressão faz com que as moléculas do gás sejam “esmagadas”, aumentando sua densidade e seu poder de refrigeração.
O terceiro estágio é a condensação do gás refrigerante. O gás pressurizado é enviado para um condensador onde libera seu calor para um meio externo à máquina (normalmente ar fresco proveniente da rede elétrica). Ao liberar o calor para esse meio externo, as moléculas do gás voltam à sua forma líquida.
Por último temos o estágio da expansão das moléculas líquidas do gás refrigerante. As moléculas líquidas são enviadas para um dispositivo chamado válvula de expansão onde sofrem uma redução brusca de pressão. Com isso, as moléculas voltam à sua forma gasosa e têm suas propriedades de refrigerações restauradas.
Vantagens do ar-condicionado:
Conforto térmico
É inegável o fato de que o ar-condicionado é o equipamento ideal e mais eficiente quando se trata de refrescar locais com altas temperaturas, graças a sua tecnologia.
Como explicado acima, o condicionador de ar realiza a troca de calor entre os ambientes interno e externo.
Já no caso do climatizador, o seu funcionamento é muito simples, apresentando uma eficiência inferior no que diz respeito ao processo de amenizar a temperatura do ambiente.
Se você possui um climatizador, já deve ter tido a sensação de que o que ele faz é apenas circular o ar quente. Sendo assim, a maior vantagem é, sem dúvida, o conforto térmico.
Diversidade de funções em um aparelho
A multifuncionalidade é outro importante atrativo dos aparelhos. O equipamento possui funções como: sleep, autolimpeza, fan, timer, turbo e swing.
A função swing, por exemplo, é responsável pela distribuição homogênea do ar no ambiente.
Filtragem e purificação do ar
Se a qualidade do ar de sua residência é um ponto importante para você, então esse é o equipamento recomendado.
Alguns modelos possuem sistemas de purificação e filtragem do ar. Estas duas características são importantes e ajudam a manter o ar livre de poluição por muito mais tempo.
Variedade de modelos
O mercado oferece modelos de ar-condicionado para diferentes necessidades. A Clima To You possui em seu catálogo equipamentos como multi split, duto, VRF, split hi-wall, piso teto e cassete, além de atender empresas, indústrias e comércios.
No caso do modelo piso teto, ele tem como principal vantagem o fato de oferecer excelente desempenho e ótima eficiência energética, além da flexibilidade da instalação.
Climatizador: vantagens
De maneira geral, o climatizador é um aparelho que utiliza a água para realizar a troca de calor. Diferentes modelos contam c/ reservatório de água. Quando a temperatura está muito alta, é necessário colocar cubos de gelo no reservatório.
Mas então quais seriam suas vantagens? Confira as principais vantagens do climatizador.
Fácil instalação
Os climatizadores são uma ótima alternativa se você não quer fazer obras em casa e quer economizar na instalação, pois são aparelhos compactos e podem ser facilmente instalados em qualquer lugar. Além disso, eles não produzem umidade, o que os torna mais saudáveis.
Umidifica o ar
O climatizador possui a função “umidificar”, o que proporciona um ar de qualidade, além de refrescar todo o ambiente.
Em locais secos, e altas temperaturas e baixa umidade do ar, o aparelho não é recomendado, já que o seu desempenho não corresponde a essas características.
Mobilidade
Seu modelo compacto e leve, permite que seja transportado de um cômodo para o outro com muito mais facilidade. A maioria dos modelos disponíveis no marcado possuem rodinhas para o transportá–lo com mais facilidade.
Economia
Os climatizadores tem um preço bem mais acessível, além de economizar na instalação do aparelho, o seu consumo é mais econômico.
Considerações: ar-condicionado ou climatizador de ar?
Os climatizadores possuem algumas desvantagens, eles são menos potentes do que os ar-condicionado e precisam de manutenção mais frequente.
Por outro lado, os ar-condicionado são mais potentes e podem ser regulados para atingir a temperatura desejada. Eles também produzem uma sensação de frescor mais intensa do que os climatizadores.
No entanto, possuem algumas desvantagens: são mais caros do que os climatizadores e consomem mais energia elétrica.
Ou seja, a resposta depende de vários fatores, como o ambiente em que o equipamento será instalado, o tamanho da sala e até mesmo o orçamento disponível.
Quer encontrar as melhores marcas de ar-condicionado no melhor preço? Confira
Mas se a dúvida permanecer, é importante conversar com um de nossos especialistas para que ele possa orientá-los na escolha do equipamento mais adequado às suas necessidades.