
10 mitos e verdades sobre Ar-condicionado!
10 minutos de leitura
O Ar-condicionado é um equipamento muito procurado independente da época do ano. Mas, algumas dúvidas podem surgir, principalmente pelo fato de que existem alguns mitos relacionados ao assunto.
Neste post, esclarecemos os principais mitos e verdades sobre ar-condicionado para que você possa desfrutar do seu aparelho da melhor maneira possível.
Mas o que é e como funciona o ar-condicionado?
De maneira geral, seu princípio de funcionamento é semelhante ao da geladeira: uma substância refrigerante cumpre a função de baixar a temperatura.
Lembrando um pouco das suas aulas de física do colégio: a água evapora a uma temperatura de 100 ºC.
No caso da substância utilizada em equipamentos de ar-condicionado, por exemplo o R-22 (formado por cloro, flúor e carbono), ela passa do estado líquido ao gasoso a uma temperatura de 7º C.
O funcionamento do aparelho é relativamente simples: ocorre a partir da troca de calor do ambiente.
O R-22 absorve o calor proveniente do ambiente externo. Neste processo, ele deixa o seu estado líquido e se transforma em gás.
Em seu estado gasoso, o R-22 passa pelas serpentinas, condensadores e evaporadores.
Após ser mandado para o condensador, o R-22 torna-se líquido novamente. O processo de passagem do estado líquido para o gasoso é contínuo. Aí está o grande segredo e diferencial dos aparelhos de ar-condicionado.
Agora que você já conhece o princípio de funcionamento do ar-condicionado, vamos aos mitos e verdades.
Alguns mitos e verdades sobre o ar-condicionado:
1. O aparelho é barulhento?
MITO. Este é com certeza um dos maiores mitos sobre ar-condicionado. Se você já ficou em dúvida se realmente é uma boa ideia investir no aparelho devido ao seu barulho, fique tranquilo.
Os equipamentos antigos de ar-condicionado, principalmente os modelos de janela, são responsáveis pela popularidade desse mito. Mas aqui vai uma boa notícia: os aparelhos disponíveis atualmente no mercado possuem tecnologia que diminui a existência de ruídos. Um dos mais populares em sua tecnologia mais silenciosa e eficiente, é o modelo de Split Inverter.
É importante ressaltar que ar-condicionado barulhento é indicativo de problemas como:
- Acúmulo de sujeira que pode dificultar o bom funcionamento das turbinas;
- Equipamento mal instalado ou com desajustes nas peças;
- Ou material preso na entrada do ar-condicionado.
2. Apenas um profissional deve instalar o ar-condicionado?
VERDADE. A instalação do equipamento não é uma tarefa simples, por isso, jamais tente realizá-la por conta própria. Os componentes do ar-condicionado como suas instalações elétricas e válvulas são complexos e apenas um profissional é capaz de realizar a instalação com segurança. Além do mais, instalação feita de forma incorreta, pode ser um motivo de perder a garantia do fabricante.
Sabe aquele velho ditado: “o barato sai caro”. Pois é, quando o assunto é instalação de ar-condicionado ele é verdadeiro.
A Clima To You é uma empresa especialista em climatização. Com suporte a qualquer hora, a instalação é realizada de forma ágil e eficiente. Garantimos a qualidade na operação, pureza e conforto no ambiente e a correta temperatura do ar.
3. Ar-condicionado agrava gripes e alergias?
MITO. O aparelho não é propriamente responsável pelo agravamento de resfriados e alergias. Crises alérgicas são causadas por agentes como ácaros, pelos de animais, mudanças bruscas de temperatura, entre outros fatores.
Para evitar o acúmulo de impurezas é necessário realizar a limpeza regular do filtro, fique atento a periodicidade da limpeza definido pela Anvisa.
4. A manutenção periódica do aparelho é recomendada?
VERDADE. A manutenção é indispensável quando se trata de garantir o bom funcionamento do aparelho. Existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.
Como o próprio nome indica, a manutenção preventiva é recomendada com o intuito de evitar o surgimento de problemas que possam gerar gastos imprevistos, ou seja, previne problemas e doenças respiratórias.
Entre os benefícios da manutenção preventiva, destacam-se: o aumento da vida útil do aparelho; a melhora da eficiência energética; economia de energia; a prevenção de gastos indesejados com trocas de peças e a prevenção de problemas de saúde.
Já a manutenção corretiva deve ser realizada quando necessário corrigir problemas no aparelho.
Entre os procedimentos que se enquadram na manutenção preventiva estão reparos gerais e consertos de peças, troca de filtros e troca de peças desgastadas.
5. Ar-condicionado é útil apenas no verão?
MITO. O mercado oferece modelos com as funções quente e frio, ótimas opções em dias de inverno para manter o ambiente com o clima agradável.
6. Qualquer modelo serve?
MITO. Além de diferentes em relação ao locais de instalação, às vantagens e características, os diversos modelos possuem potências variadas. Por isso, antes de adquirir o seu aparelho, pesquise.
O multi-split, por exemplo, é um aparelho de alta tecnologia capaz de climatizar mais de um ambiente apenas com uma unidade externa. Ou seja, ele é ideal para empresas com diversas salas ou comércios amplos, por exemplo. Entre outros modelos que melhor se adequam a seu ambiente, se precisar de orientação para saber qual a melhor opção para você, conte com nossa equipe para lhe auxiliar!
👉 Confira aqui promoções em Ar-condicionado Multi Split na Amazon.
Envio rápido em todo Brasil, compra segura e no melhor preço você só encontra aqui.
7. Quanto mais gelado, mais confortável?
MITO. Algumas pessoas tendem a pensar que quanto menor a temperatura do ambiente, melhor. Porém, de acordo com a Anvisa, para garantir o conforto técnico do ambiente, a temperatura deve girar em torno de 23ºC.
8. A temperatura não interfere no consumo de energia elétrica
MITO. Os dois extremos (temperaturas muito altas e muito baixas) exigem um desempenho maior do aparelho. Mas, como ressaltamos acima, 23ºC é a temperatura ideal para garantir o conforto térmico do ambiente.
9. Devo utilizar a calculadora de BTUs para saber qual é a melhor opção de climatização
VERDADE. É indicado utilizar a ferramenta disponível em nosso site: calculadora de BTUs para identificar a melhor opção de climatização para o ambiente desejado.
Para o cálculo da potência são levados em consideração:
- O período de exposição ao sol (manhã ou tarde);
- Área total de ambientes em m²;
- Número de pessoas no ambiente;
- Número total de aparelhos eletrônicos;
- E o número total de entradas de ar.
Em caso de dúvidas sobre se a potência está correta e é adequada para seu ambiente, tire suas dúvidas com nossa equipe.
10. Aparelhos Inverter são mais econômicos
VERDADE. Os modelos com a tecnologia Inverter possuem como diferencial a economia de energia. Tal característica é explicada pelo fato de que a condensadora não é desligada quando atinge a temperatura configurada, como no caso de aparelhos antigos. Com a tecnologia, os picos de energia são evitados. Hoje em dia no mercado existem diversos modelos Inverter de diversas marcas que podem te ajudar a economizar em até 70% de gasto de energia elétrica.
👉 Você pode conferir aqui promoção de Ar-condicionado Inverter. Maior durabilidade, economia e menos barulho. Acesse a loja da Amazon ou Magazine Luiza.