
Isolamento térmico de Ar-condicionado: entenda a importância
5 minutos de leitura
Isolamento térmico, o que é? Neste artigo, esclarecemos qual sua relação com o ar-condicionado.
Ar-condicionado é um aparelho muito procurado em todas as estações do ano, principalmente no verão. No Brasil, algumas cidades chegam a registrar temperaturas superiores a 35ºC.
Mas se engana quem acha que apenas escolher o melhor equipamento é o suficiente para aliviar o calor. Para garantir a climatização adequada do ambiente, é necessário se atentar também ao isolamento térmico. Confira nesse post alguns pontos importantes:
Isolamento térmico de Ar-condicionado: definição
Para entender a definição de isolamento térmico, basta fazer a seguinte associação: no inverno, usamos roupas de tricô, lã, tecidos tramados para preservar o calor. A ideia é fazer com que a temperatura do corpo permaneça estável.
No caso do ar-condicionado, o objetivo é o mesmo: preservar a temperatura do ambiente pelo maior período de tempo e também preservar o ar-condicionado. Ou seja, a eficiência de climatização do seu aparelho de ar-condicionado está diretamente relacionada ao isolamento térmico.
E um ambiente com um bom isolamento contribui no desempenho do aparelho e para a redução do consumo de energia elétrica.
Relação entre isolamento térmico e a economia de energia
Uma das maiores preocupações de quem está pensando em adquirir um ar-condicionado é em relação ao aumento do consumo de energia.
Seja em ambientes residenciais ou comerciais, um combinado de fatores interfere para que seja possível aproveitar as potencialidades do aparelho sem levar um susto com a conta de energia no final do mês.
Caso o ambiente não tenha um bom isolamento térmico, o calor entrará mais facilmente e você precisará utilizar o aparelho na sua máxima potência.
Temperaturas muito baixas exigem um desempenho maior do aparelho, e, consequentemente, o consumo de energia aumentará.
Portas e janelas fechadas
Outro ponto muito importante no isolamento térmico para garantir o uso econômico do aparelho, é manter portas e janelas fechadas. Ao fazer isso, você evita que ocorra muita troca de calor entre o ambiente externo e o espaço refrigerado.
Como realizar o isolamento térmico?
Agora que você já sabe o que é isolamento térmico e a sua relação com o ar-condicionado, chegou a hora de saber como isolar o ambiente de maneira eficaz.
Para proteger o ambiente, uma ótima dica é investir em materiais, na sua casa ou em espaços comerciais, que potencializam o isolamento térmico, como é o caso do vidro.
Em fachadas de edifícios, os arquitetos costumam optar por vidros de alto valor agregado e que possuam revestimentos isolantes.
Além do vidro, outro material muito utilizado são as espumas elastoméricas.
Ar-condicionado certo para você
Somado ao isolamento térmico, outro fator muito importante para a correta climatização do ambiente é a escolha do ar-condicionado.
O mercado oferece opções com diferentes características e benefícios. Por isso, antes de adquirir o seu, é indicado realizar uma pesquisa para saber qual aparelho atenderá melhor às suas necessidades.
Para não errar na hora de escolher a potência do seu equipamento, utilize a calculadora de BTUs.
A ferramenta leva em consideração: o período de exposição ao sol (manhã ou tarde); a área total de ambientes em m²; o número total de pessoas no ambiente; o número total de aparelhos eletrônicos; e o número total de entradas de ar.
Resumidamente, o conforto do ambiente depende de um bom isolamento térmico e da escolha adequada do aparelho. Para isso, temos uma equipe qualificada para te auxiliar na escolha do aparelho ideal, além da prestação de serviço profissional, garantindo toda segurança para sua instalação e manutenção periódica do seu ar-condicionado.
Gostaria de uma avaliação completa de um profissional especializado na área? Consulte um de nossos profissionais capacitados e agende uma avaliação técnica.